Apresentação do projeto.

 

Logo oficial do projeto

A pandemia do COVID-19 e seus impactos sociais trouxeram desafios às práticas fonoaudiológicas, especialmente quando falamos do cuidado de grupos populacionais mais vulneráveis. Visando enfrentar esse grande desafio, o uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) é apontado na literatura como uma estratégia promissora para manutenção da interação social em tempos de isolamento, tendo em vista seu potencial em promover conforto, relaxamento e bem-estar, além de ser uma ferramenta importante para a manutenção de ações de promoção e prevenção no âmbito fonoaudiológico. 

A partir disso, surgiu o projeto integrado de pesquisa e extensão “Comunicação em Saúde COVID-19”, do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense- UFF/ ISNF.

O projeto tem como público alvo dois grupos populacionais: (1) idosos saudáveis, sem diagnóstico neurológico ou transtornos mentais conhecidos e (2) adultos e idosos com diagnóstico neurológico e/ou transtornos mentais prévios ou adquiridos durante a pandemia de COVID-19. 

A estruturação será feita em três etapas: (1) mapeamento do acesso e do uso das tecnologias de comunicação e informação pela população adulta e idosa, (2) desenvolvimento de recursos e estratégias digitais e (3) avaliação do uso dessas tecnologias em práticas fonoaudiológicas no contexto do distanciamento social e divulgação do conhecimento científico regional para enfrentamento da pandemia de COVID-19.

Ademais, tem- se como objetivos o mapeamento o acesso da população adulta e idosa às tecnologias de informação e comunicação; a caracterização o uso destas tecnologias por essa população; desenvolvimento de recursos e estratégias digitais de cuidado em saúde com enfoque na comunicação e saúde mental dos grupos consultados; avaliação do uso das tecnologias de informação e comunicação em práticas fonoaudiológicas destinadas a esses grupos no contexto do distanciamento social; promoção da divulgação do conhecimento científico produzido na região serrana do estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento da pandemia de COVID-19.

Espera-se que os resultados obtidos proporcionem o aperfeiçoamento de políticas públicas, de novas pesquisas e de práticas de ensino e de assistência à saúde no âmbito fonoaudiológico.


Para mais informações e atualizações sobre o projeto, acompanhe nossas redes sociais: 

- Instagram: @comunica.saudefono

- Facebook: Projeto Comunica Saúde Fono. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convite - Prática Aprendendo a usar o WhatsApp

Aprendendo a usar o WhatsApp - Mensagem de texto e voz

Convite - Prática Aprendendo a usar o WhatsApp (Parte 2)